N

N - Eu
N a-de kemê (S.V.) - Devo comer
N al kume (St.) - Devo comer
N diskise di nha dinheru /txabi - Esqueci-me do meu dinheiro/chave
N dixa nha kaneta na - Deixei a caneta na
N éra (S.V.) - Era
N ka sabe - Não sei
N ka sabi - Eu não sei
N ka sta ku presa - Eu não estou com pressa
N ka ta Konprende - Eu não entendo
N ka ta lenbra di nómi di kel rua - Não me lembro do nome da rua
N krê-be txeu (S.V.) - Gosto muito de ti
N krê-bu txeu (St.) - Gosto muito de ti
N kume fixon (St.) - Eu comi feijão
N kumeba (St.) - Tinha comido
N papiaba (St.) - Tinha falado
N sa ta kume (St.) - Estou a comer
N sta (St.) - Estou
N sta djobe - Estou à procura
N sta kontenti - Estou contente
N sta ku fomi (sedi, sonu) - Estou com fome(sede, sono)
N sta ku kalor (friu) - Estou com calor(frio)
N sta okupadu (kansadu, duenti) - Estou ocupado(cansado, doente)
N staba (St.) - Estava
N tâ (S.V.) - Estou
N ta gostaba - Gostava
N ta kemê (S.V.) - Como
N ta kume (St.) - Como
N ta papia somenti Português - Só falo Português
N ta pensa ki sin /nau - Penso que sim/não
N tava (S.V.) - Estava
N ten - Tenho
N ti ta kemê (S.V.) - Estou a comer
N tinha falóde (S.V.) - Tinha falado
N tinha kemide (S.V.) - Tinha comido
Na - Em
Na fim (St.) - Afinal
Na frenti di - Em frente de
Na ladu di - Ao lado de
Nabadjita (St.) - Navalhinha
nada - Nada
Não, nê, ka (S.V.) - Não
Napundi (St.) - Onde
Nasional - Nacional
Nau, ka (St.) - Não
Naundi (St.) - Onde
Navalha pekenin (S.V.) - Navalhinha
Ndoxa (St.) - Adoçar
Ne, nos (S.V.) - Nos
Nglatéra (St.) - Inglaterra
Nha - Meu
Nha - Minha
Nha Kamisa Branku (St.) - A minha camisa branca
Nha Kamiza brónke (S.V.) - A minha camisa branca
Nha morada é: - A minha morada é:
Nhas - Meus
Nhas - Minhas
Nhas fidje (S.V.) - Os meus filhos
Nhas fidju (St.) - Os meus filhos
Nho, anhos (St.) - Vós
Nho, nha (St.) - Te
Nhos (St.) - Vosso /s vossa /s
Nhos (St.) - Vos
Nhôs amigu (St.) - O vosso amigo
Nhos é (St.) - Sois
Nhos foi (St.) - Fostes
Nhos ten (St.) - Tendes
Nhu, nho, nha (St.) - Tu
Nigen (St.) - Ninguém
Ningen (S.V.) - Ninguém
Ninhun - Ninhum
Nivelóde (S.V.) - Nivelado
No (S.V.) - Nós
No foi (S.V.) - Fomos
No tâ (S.V.) - Estamos
No ten (S.V.) - Temos
None (S.V.) - Nono
Nonu (St.) - Nono
Nos - Nosso /s nossa /s
Nos ê (S.V.) - Somos
Nos é (St.) - Somos
Nos éra - éramos
Nos téra (St.) - Nossa terra
Nos térra (S.V.) - Nossa terra
Noti (St.) - Noite
Nóve 9 (S.V.) - Nove
Novénta 90 (S.V.) - Noventa
Novénta 90 (St.) - Noventa
Novesentes 900 (S.V.) - Novecentos
Nóvi 9 (St.) - Nove
Noviséntus 900 (St.) - Novecentos
Ntendiméntu (St.) - Acordo
Ntone (S.V.) - António
Ntóni (St.) - António
Nu (St.) - Nos
Nu foi (St.) - Fomos
Nu sta (St.) - Estamos
Nu ten (St.) - Temos
Nu, anos (St.) - Nós

Nenhum comentário: